Dicas: Aprenda a limpar um vinil
Como dito no post sobre os motivos para colecionar vinis, a caça é uma das maiores diversões de quem optou por esse estilo de vida. E nem sempre aquele LP que você busca está em boas condições. Ou até mesmo o seu após um tempinho, pode juntar aquela poeira, prejudicando o desempenho quando for à vitrola.
+ Veja nossos reviews de vinis
Nesse post, vou mostrar uma dica simples que segui para tentar "reviver" o vinil "Thriller", do Michael Jackson. Em uma feira de vinis, o encontrei imundo por R$ 20. Dando uma analisada, vi que tinha arranhões apenas superficiais. O dono jurou que tocava normalmente, apesar da sujeira. Decidi arriscar, afinal, vintão num Thriller é um achado.
Coloquei sujo na vitrola... Sem condições. Então, colhi dicas com um amigo de um método simples para limpeza (Atenção: não recupera arranhões).
Seguem os passos:
- Molhe muito os dois lados do vinil no sentido vertical
- Despeje detergente em um lado
- Com uma flanela, daquelas que não solta fio, limpe no sentido horário
- Depois que estiver todo ensaboado, repita o procedimento no sentido anti-horário
- Faça o mesmo do outro lado
- Muita água corrente até não sobrar nada, nada, nada, nada de espuma
- Coloque em um escorredor na vertical até secar tudo, inclusive o selo
Logo após secar, fui fazer o teste com um pé atrás. Mas o resultado foi gratificante. O Thriller estava impecável. Um arranhão fez pular o refrão de Beat it por apenas um segundo. No restante, perfeito para ouvir. Para minha alegria, Billie Jean não tinha um ruído. Então, fica aí a dica dos Colecionadores de Vinil para quem tiver aquele vinil com algumas manchas, e, provavelmente sujeira que veio com o tempo.
Comentários
Postar um comentário