Rolês por aí - Breganha de Taubaté


Quem gosta de antiguidades no Vale do Paraíba tem a breganha de Taubaté como um passeio indispensável. Um lugar onde é possível encontrar de tudo. Aos domingos, nos arredores da avenida Desembargador Paulo de Oliveira da Costa (em frente ao Mercadão), até às 13h, centenas de barracas inundam o local com produtos dos mais variados, desde ferramentas, passando por brinquedos, até peças de roupa e porcelanas para sua casa.

+ Siga nossa página no facebook
+ Leia nossos reviews e dicas

Neste vale-tudo, existem também os vendedores de vinis. E também é possível encontrar de tudo quando falamos em variedade musical. Se você é um fã de música brasileira, vai adorar os vendedores que levam caixas de vinil antigos em caixas e colocam a venda por até R$ 1. Achar algo precioso aí exige uma garimpagem talentosa. Afinal, na maioria dos casos, até o estado de conservação dos discos está ruim.

Mas também há vendedores profissionais. Daqueles que vendem, trocam e fazem qualquer negócio. Estes costumam vender durante a semana em lojas, ou até mesmo pela internet, e no domingo comparecem à breganha em busca de novos clientes.

No rolê deste domingo, encontrei o Fernando em uma barraca, que fica quase em frente ao Mercadão, em uma esquina. Cheguei por volta das 12h30, quando ele já se preparava para deixar a feira. Como a maioria dos vendedores, se preparava para um festival, apenas Fernando estava na ativa neste domingo. O cara tinha muita coisa boa. Desde musicais como o Mazaroppi, passando por MPB (Caetano, Gilberto Gil e etc), rock nacional (Raul Seixas e Mamonas) ao rock internacional (Elvis, Queen, Beatles, Dire Straits...).

Embora tenha dado azar neste domingo, já fui em outros dias e sempre encontrei coisas boas. Em alguns pontos, vendedores com lojas físicas se encontram. Se não aparecem clientes, eles negociam entre sim (por que não?). Alguns freelancers que também estão em busca de uma renda extra e querem desapegar também aparecem por lá.

Vale lembrar, não estamos falando apenas de música. Você também vê muita coisa legal lá. Colecionadores de moedas antigas vendendo, donos de sebos vendendo livros antigos, barracas focadas na venda de videogames (De Atari ao Play 1). Tudo isso, regado a caldo de cana com o tradicional pastel de feira, que é sagrado para os taubateanos aos domingos.

No rolê do último domingo, fui sem um foco específico. Queria apenas fazer um bom negócio. E até que consegui. Com o Fernando, encontrei um Brothers in Arms, do Dire Straits, que não estava em condições muito boas. O vinil estava bem empoeirado e a capa denunciava que em algum momento passou pelas mãos de alguma "Vânia". Mas consegui uma bela barganha nele. E após uma bela limpeza, ele tocou impecável. Em melhores condições, adquiri também um Mamonas Assassinas. Esse estava 100%, sem um arranhão, com encarte perfeito. Saí satisfeito e com uma dica aos nossos amigos caçadores: visitem assim que puderem. De preferência entre 9h e 11h de domingo.

Comentários

  1. Uma feira realmente diversificada, e vc sempre irá encontrar algo que lhe interesse, seja em discos ou algum outro " cacareco " ou até mesmo um utensílio.

    ResponderExcluir
  2. Fica a dica, em uma das subidas de morro, ao lado contrário ao Mercadão, existe um Sebo recheado de discos e livros, vá com tempo, certeza de garimpo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas