Rolling Stones - Sucking in the Seventies
Não deve ter sido nada fácil acompanhar a rotina criativa do Rolling Stones entre as décadas de 1960 e 1980. A banda britânica lançava discos quase que anualmente. Na época, a criatividade do quinteto parecia não ter limites. O problema é que entre tantos discos, havia muitos clássicos, mas muita coisa que não estava à altura dos Stones.
O lado positivo é que a própria banda parece ter notado isso. Por isso, soltou algumas coletâneas em que selecionava as melhores músicas de um determinado período de tempo. Sucking in the Seventies é um desses discos. Lançado em 1981, ele tem as melhores faixas de quatro álbuns da banda: It's Only Rock 'n Roll (1974), Black and Blue (1976), Some Girls (1978) e Emotional Rescue (1980).
+ Leia mais reviews do Caçadores de Vinil
+ Siga-nos no Facebook
Foi a quarta coletânea dos Stones. O que me chamou atenção nesse disco é o fato de não ter nenhum clássico da banda. Isso não quer dizer que falta qualidade. Pelo contrário, me surpreendi ao ouvir músicas pouco conhecidas e de muito potencial. Shattered, que abre o álbum, é rápida e muito boa.
Esses álbuns mostram claramente os Stones com uma pegada forte de blues. Destaque para If I was a Dancer. Confesso que não conhecia, mas me impressionou. Por sinal, essa música foi exclusividade do álbum. Ela havia sido excluída de Emotional Rescue e, então, foi colocada neste disco para dar um tom a mais de novidade na coletânea.
O encerramento do disco fica por conta da música mais famosa deste álbum: Beast of Burden. Uma balada tradicional dos Stones com direito a um belo solo de guitarra de Keith Richards. Vale destacar também When the Whip comes down, esta gravada ao vivo, com uma presença de palco marcante de Mick Jagger.
Os discos desta coletânea representam uma das fases mais criticadas dos Stones. Não que isso tenha afetado o crescimento da banda, que na época, já era uma das principais de rock/blues do mundo, graças ao sucesso, principalmente, de Beggars Banquet, em 1968.
Para quem quer conhecer músicas pouco divulgadas de uma época não muito marcante dos Stones, Sucking in the Seventies é um clássico. Me surpreendeu demais. Apesar de não ter nenhum sucesso explosivo, tem muita música boa. No Mercado Livre, é possível encontrar versões deste disco por valores entre R$ 40 e R$ 140, dependendo do estado de conservação.
Confira as faixas do álbum
Side one
Shattered - Some Girls
Everything is turning to gold - Single Shattered
Hot Stuff - Black and blue
Time waits for no one - It's only rock'n'roll
Fool to Cry - Black and Blue
Side two
Mannish Boy - Love you Live
When the whip comes down - Gravado em Detroit
If I was a Dancer - Inédita
Crazy Mama - Black and Blue
Beast of Burden - Some Girls
Comentários
Postar um comentário