Roger Waters - The Wall live in Berlin
O clássico The Wall ganha uma versão com valor histórico neste disco duplo gravado quando Roger Waters já não estava mais com o Pink Floyd. Em um show para cerca de 350 mil pessoas, Waters e diversos artistas renomados da época tocaram os clássicos de The Wall, exatamente onde um ano antes, havia o Muro de Berlim.
O show beneficente direcionou recursos para o "Memorial Fund for disaster relief". São 25 músicas em quase duas horas de show. Entre os convidados para a apresentação, que contou com efeitos especiais de tirar o fôlego, estavam Scorpions, Cindy Lauper, Sinead O'Connor e Bryan Adams.
Cada música tinha sua própria apresentação, seu fundo e, ao longo do espetáculo, uma muralha era levantada. No final, no ápice do show, a muralha foi destruída. A apresentação foi realizada em 21 de julho de 1990. A famosa muralha de Berlim, que dividiu a Alemanha em Ocidental e Oriental (e com isso, o mundo todo) foi destruída um ano antes em novembro de 1989.
É importante destacar que além de ser o compositor, Roger Waters também foi o cérebro do show. Ele dirigiu as performances teatrais e tem os méritos por um show lindo de se ver. Mas que também é ótimo de se ouvir no vinil devido a qualidade dos músicos e, claro, das canções.
Destaque para as clássicas do álbum, como In the Flesh, na performance do Scorpions. Another Brick in the Wall (Part II) interpretada por uma Cindy Lauper endiabrada, e Mother, linda na voz de Sinead O'Connor. O legal deste álbum é que Roger Waters deu uma nova roupagem para Empty Spaces, que apesar da tradicional introdução, ganha uma letra maior e mais peso. Quando termina, praticamente emenda com Young Lust. As duas ficaram ótimas na voz de Bryan Adams (veja abaixo).
Outra música que ganha uma bela versão neste álbum é Hey You, sob a interpretação de Paul Carrack. Comfortably Numb não é necessário dizer que é um dos pontos altos do álbum. Mesmo sem o lendário David Gilmour, o solo de guitarra segue emocionando. Em Live in Berlin, uma curiosidade é que os backing vocals são feitos pela Orquestra Militar do exército soviético.
Outro ponto legal de se ver na versão em DVD, mas também muito bacana de escutar é The Trial. Altamente teatral, ela ganha uma versão com bonecões gigantes durante o julgamento. Ao final dela, a muralha é finalmente destruída sob o coro "Tear down the Wall".
Um clássico como esse é um item e tanto para a coleção de qualquer fanático. Principalmente para aqueles que viram a militância de Roger Waters nos tempos de guerra fria. À época, suas composições no Pink Floyd, na grande maioria, traziam a temática da guerra.
Confira abaixo as músicas presentes no disco
Disco 1 - Lado A
In the Flesh (Scorpions)
The Thin Ice - Ute Lemper & Roger Waters
Another Brick in the Wall (Part I) - Roger Waters
The Happiest Days of our lives - Vários artistas
Another brick in the wall (Part II) - Cindy Lauper
Mother - Sinead O'Connor and the band
Disco 2 - Lado B
Good Bye blue sky - Joni Mitchell
Empty Spaces - Bryan Adams & Roger Waters
Young Lust - Bryan Adams
Oh my god, what a fabulous room - Jerry Hall
One of my turns - Roger Waters
Don't Leave me now - Roger Waters
Another Brick in the wall (Part III) - Roger Waters
Good bye cruel world - Roger Waters
Disco 2 - Lado A
Hey You - Paul Carrack
Is there anybody out there - The Rundfunk Orchestra
Nobody Home - Roger Waters
Vera - Roger Waters and The Rundfunk Orchestra
Bring the boys back home - The Rundfunk Orchestra
Comfortably numb - Van Morrison, Roger Waters and the band
Disco 2 - Lado B
In the Flesh - Roger Waters, the bleeding heart band and The Rundfunk Orchestra
Run like Hell - Roger Waters, the bleeding heart band and The Rundfunk Orchestra
Waiting for the worms - Roger Waters, the bleeding heart band and The Rundfunk Orchestra
Stop - Roger Waters, the bleeding heart band and The Rundfunk Orchestra
The Trial - vários artistas
The Tide is turning - The company
Comentários
Postar um comentário