Vai comprar discos online? Veja dicas para não ter problemas



O mercado dos discos na internet está aquecido. Comunidades de facebook, sites de e-commerce, redes sociais voltadas para vendas e trocas, perfis no instagram... É muita oferta para produtos usados, seminovos, em diferentes estados de conservação.

+ Leia mais textos do Caçadores de Vinis
+Siga nossa página no Facebook


Por isso, desde a hora da escolha até o momento de receber (passando pelo pagamento), é importante tomar vários cuidados. Neste post, o Caçadores de Vinil te ajuda a não ter dor de cabeça no processo de escolha do disco ideal.

1 - Escolha uma plataforma confiável - O primeiro passo para fazer sua compra é iniciar a busca, certo? Há grupos e sites populares, onde você pode fazer sua busca e há praticamente de tudo em qualquer estado de conservação. Portanto, se informe e dê início à sua caça. Para exemplificarmos, vamos supor que você está fazendo sua busca em uma comunidade no facebook e quer um vinil dos Beatles, como o Revolver.

2 - Ache o disco no melhor custo-benefício - O exemplo do Revolver é porque, provavelmente, você vai encontrar em um mesmo grupo vários vendedores com diversos preços, estados de conservação. Normalmente, há fotos, veja aqueles com fotos em melhores qualidades e selecione alguns para abrir conversa

3 - Parâmetros universais de conservação - Vendedores experientes costumam usar siglas para explicar como estão capa e disco. São as seguintes:

SE: Selado: Nunca utilizado.
M: Mint ou Perfeito: Sem nenhum problema
NM: Near Mint ou Quase Perfeito: Disco bem conservado e sem muitos sinais de uso
EX: Excelente: Igual ao Near Mint
VG: Very Good ou Muito Bom: Pode apresentar algum tipo de ruído, mas nada muito grave.
G: Good ou Bom: Ruídos em mais de uma música, mas não afetam a sonoridade.
F: Fair ou Regular: Há o risco de algumas marcas afetarem a sonoridade, incluindo riscos.
P: Poor ou Ruim: Vinil com muitas ranhuras, riscos, bolhas ou empeno.

4 - Converse até sentir confiança - Encontrou o disco no preço que você queria e em um bom estado de conservação? Hora de conhecer o vendedor. No Mercado Livre, os vendedores costumam ter reputação. Esse é um bom ponto de partida. Se é alguém que não costuma fazer muitas vendas, converse até sentir confiança, perceba se ele está interessado em te ver satisfeito com o produto que vai te vender ou se está querendo apenas despachar e depois desaparecer.

5 - Peça vídeos em caso de dúvida - Recentemente, vi um Live at Donington, do Iron Maiden, por bom preço. Mesmo assim, era um valor elevado. Após negociações e receber as fotos, vi algumas marcas. Pedi vídeos dos trechos onde estavam as marcas. Recebi e estavam tocando perfeitamente. Fiz a compra tranquilo.

6 - Como é o embalo? - Você já viu que o disco está tocando de forma ideal. Hora de acertar o envio. A pessoa vai colocar em uma caixinha e te mandar ou vai fazer isolamento com plástico bolha e embalar de forma que o disco não danifique ao longo do trajeto? Isso pode fazer com que a encomenda chegue de forma estragada.

7 - Compre com garantias - Uma forma segura de pagar e receber seu produto é o Mercado Livre. Pelo Mercado Pago, você efetua o pagamento e o vendedor só recebe quando o produto estiver nas suas mãos e você confirmar que recebeu o que estava esperando. Essa é a forma mais indicada, principalmente quando não é um vendedor que tenha uma forma de negócio padrão. No ML, é possível fazer um cadastro apenas para colocar o produto a venda. Claro que existem outros sites seguros, mas quando estamos falando de vendedores amadores, recomendo o ML como forma segura. Se o produto não chegar, seu dinheiro é devolvido. Ponto final.

Comentários

Postagens mais visitadas